para lambuzar os dedos!

Já devo ter feito este brownie umas 30685 vezes de tão bom que é. Assumo aqui que sou super fã deste tipo de bolo, se assim se pode chamar. Adoro simples a acompanhar um copo de leite ou coberto por gelado ou chantilly. A sua consistência e forte sabor a chocolate deixa qualquer amante deste ingrediente completamente rendido. Aqui fica uma receita simples e absolutamente deliciosa da Nigella e do seu livro que não pára de me surpreender!

 

Brownies de chocolate simples

(Adaptado de Nigella Lawson, Cozinha – o coração da casa)

Ingredientes

150g de manteiga sem sal

300g de açúcar mascavado

75g de cacau em pó, peneirado

150g de farinha sem fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

uma pitada de sal

4 ovos

1 colher de chá de extracto de baunilha

cerca de 150g de chocolate de leite, picado em pedacinhos

açúcar em pó para polvilhar (opcional)

1 forma quadrada com 25cm de lado e 5cm de fundo ou 1 tabuleiro de alumínio com cerca de 30x20x5cm

 

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC/gás 5. Numa caçarola média derreter a manteiga sobre o lume brando.

Quando estiver derretido, deitar o açúcar, mexendo com uma colher de pau (ainda sobre o lume brando), para ajudar a misturar com a manteiga derretida.

Peneirar o cacau em pó, a farinha, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal e misture na caçarola. Quando estiver misturado (a mistura será seca e não bem fundida), retirar do lume.

Numa taça bater os ovos com o extracto de baunilha e juntar à mistura de chocolate, na caçarola.

Juntar o chocolate picado e deitar rapidamente na forma ou tabuleiro, espalhando com uma espátula, levando ao forno pré-aquecido 20 a 25 minutos. A superfície fica firme e o interior mole, o palito sairá molhado. Assim está no ponto certo :)

Transferir a forma para a grelha, para arrefecer um pouco antes de cortar em quadrados, e polvilhar com açúcar em pó (opcional).

Bom apetite ✿

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comments

  1. Olá! tenho algumas dúvidas! Existe chocolate de leite para culinária? E se usarmos o vulgar açúcar granulado será que faz muita diferença no resultado final!? tenho que experimentar!

  2. Olá Patrícia!
    Eu já vi em alguns locais chocolate de leite à venda mas para aqui costumo utilizar chocolate de culinária com um baixo teor de cacau (50-70%). Em relação ao açúcar pode usar o vulgar branco granulado mas terá de colocar outra quantidade (infelizmente não sei qual…) pois adoçam de maneira diferente.
    Obrigada pela visita e bons cozinhados!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>