Sobre

Carpe Diem foi um termo escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no livro “I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “…carpe diem, quam minimum credula postero”. Uma tradução possível para a frase seria “…colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. (1)
Aproveitar e viver cada momento intensamente é a minha filosofia de vida. Adoro observar tudo o que me rodeia, sentir os diversos cheiros e usufruir das situações mais simples mas que me tornam tão feliz.

Este blog começou por abranger vários assuntos pelos quais me interesso. Contudo no  ano de 2006 a minha paixão pela cozinha aumentou o que me levou a direccioná-lo para essa área. O meu gosto pela gastronomia vem da minha mãe, que é uma excelente cozinheira, e da minha  gula (o meu pecado!). Fiz o meu primeiro bolo aos 10 anos e a partir daí fui aprendendo, tendo ficado encarregue, nos últimos anos, de preparar os doces para as épocas festivas pois a minha mãe trabalha até tarde e não tem tempo para os fazer. A entrada no Fórum Petiscos (2006) foi o ponto de partida para a minha viagem no mundo da gastronomia.

O local onde tudo acontece é na cozinha aqui de casa. Esta é espaçosa, tem bastantes armários para poder guardar tudo aquilo a que não consigo resistir de comprar e tem, acima de tudo, muita luz. Tenho revistas com mais de 20 anos (colecções da minha mãe) e eu continuo com esta mania de comprar revistas e livros de culinária. É um vício!

Passo tardes inteiras a experimentar novas receitas tendo depois as cobaias (pais e irmão) para prestar o veredicto. Felizmente, a maioria das receitas correm bem mas as asneiras que faço servem para aprender. Aventuro-me em qualquer tipo de prato, mas prefiro os doces e sobremesas. As bolachas com diversas formas e os bolinhos para acompanhar o chá. Não cozinho mais pois não se pode abusar! =P

Agradeço desde já a todos os que me visitam e a quem comenta. Terei todo o gosto em responder a qualquer dúvida que tenham. A maioria das fotografias são tiradas por mim e, quando não o são, indico a sua fonte.

Carla Pinheiro

(1) – http://www.significados.com.br/carpe-diem/

————-

Mini-biografia (em 2013): sou Técnica de Diagnóstico e Terapêutica (licenciada em 2008) a trabalhar num hospital em Lisboa. Sou do signo Gémeos e vivo com os meus pais e os meus 3 gatos na margem sul do Tejo. Tenho um irmão mais novo que neste momento está a trabalhar em Londres.